Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
15





Partilhe esta Página



    

                                                   

                                                   



Total de visitas: 63885
A ABSURDA FELICIDADE DOS DISCÍPULOS
A ABSURDA FELICIDADE DOS DISCÍPULOS

A ABSURDA FELICIDADE DOS DISCÍPULOS

Lucas 6.22-23

A perseguição contra cristãos no mundo é uma realidade hoje. Algumas semanas atrás ouvimos de matança em escolas cristãs na Nigéria, assassinatos e destruição de templos no Sudão. Há perseguição religiosa em mais de 50 países do mundo. Os países que mais perseguem cristãos são: Coréia do Norte, Somália, Síria (região tomada pelos rebeldes), Iraque, Afeganistão, Arábia Saudita, Paquistão, Irã, Iêmen, Uzbequistão, Maldivas, Sudão, Eritreia. Milhares são condenados à morte pelo simples fato de ser cristãos. Crianças ficam órfãs, pais perdem seus filhos, muitos perdem seus empregos e bens. Em países onde há liberdade religiosa, a perseguição ocorre de maneira mais sutil e bem menos intensa. Ninguém gosta de perseguição por causa de sua fé. Veja como o Senhor Jesus posiciona-se diante desta situação traumática em Lucas 6.22-23.

São felizes os discípulos de Jesus que os homens odeiam (v. 22). Dizem a eles: “você não é do nosso grupo”. Há etapas de perseguição: primeiro, odeiam, depois separam, rejeitam, não valorizam. Depois, mentem, xingam e insultam e finalmente, excluem, expulsam. Tudo isto ocorre porque os homens veem os discípulos como gente ruim, pessoas más por causa de Jesus. Esta é a razão de tanto ódio: Jesus! Não é pela pessoa em si, é por Jesus.

Mas, agora, vem uma palavra incrível, absurda até: os perseguidos não são dignos de dó para Jesus e sim bem-aventurados. Ao invés de abatimento e depressão, esta situação causa neles um sentimento de profunda alegria (v. 23). Deus está preparando para estes discípulos perseguidos um grande galardão, recompensa, que é fonte de alegria. Observe algumas lições aqui. Primeira: Deus não livra todos os seus bons seguidores de sofrer e até mesmo morrer por ele. Milhões morreram e morrerão por causa de Jesus. E, de alguma forma que não entendemos, o Senhor é honrado por causa destes sacrifícios. Segunda: as bênçãos da vida do porvir compensarão de uma forma infinita as dores desta existência por causa dele. Existe uma grande recompensa por causa de Jesus.

Quem sofre perseguição por causa de Jesus faz parte de um seleto grupo de pessoas que, dentro da História, sempre sofreram perseguição. Neste grupo, estão incluídos os líderes e profetas do povo de Israel no Antigo Testamento (v. 23). Eles honraram a Deus com suas vidas mas o mundo não era digno deles. O livro de Hebreus no seu capítulo 11 elenca uma série de pessoas que sofreram por causa do Senhor e permaneceram fiéis até o fim, muitos com o custo de suas vidas. “Todos estes receberam o bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido. Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados. Em vez disso, esperavam uma eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por esta razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, e lhes preparou uma cidade” (Hebreus 11. 39-40, 16).

Faço aqui um tributo e uma homenagem a todos os cristãos que estão sendo perseguidos e mortos por sua fé em Jesus Cristo. Sem ter feito mal algum, são condenados a pagar muito caro por entregarem suas vidas a Cristo. Eles são bem-aventurados e a recompensa deles é grande. Oro para que Deus pare esta matança ao redor do mundo e que todos consigam viver livremente sua fé. Mas sei que o Senhor não responderá totalmente à minha oração, pois os mártires do evangelho sempre existirão. Peço a Deus que me fortaleça para que a minha vida seja digna dele, como são as vidas dos meus irmãos que morrem por causa do testemunho dele. Vivo num país e num tempo em que não sou perseguido por causa de minha fé em Jesus e não quero, por causa disto, ser um cristão relaxado ou pior, produzir escândalos que venham a envergonhar o evangelho. Quero ter a dignidade deles. Que Deus me ajude!