COMO ESCAPAR DA IRA DE DEUS
Lucas 3.7-9
No Ocidente, a ideia de Deus é semelhante a do Papai Noel. Deus parece ser um grande paizão que sempre desculpa nossos erros, passa a mão em nossa cabeça e faz de tudo para sermos felizes. O problema deste tipo de Deus é quando chegam o mal e o sofrimento, que ele não pode evitar. Quando isto acontece, este tipo de Deus mostra-se fraco e indigno de nossa adoração. O Deus que a Bíblia revela é bem diferente. Ele é um Deus que ama profundamente e também tem uma altíssima justiça. Por ser justo juiz, ele mesmo executa sua justiça através de sua ira. Portanto, a ira de Deus é tão somente sua justiça em ação. Sua ira é diferente da nossa. Ela é justa, imparcial e só é aplicada contra os nossos pecados. Infelizmente, como somos todos pecadores, sua ira está sobre todos nós. No evangelho de Lucas 3.7-9, João Batista nos ensina como escapar da ira de Deus.
Primeiro, ele nos diz como não se escapa. No v. 7, o ministério de João Batista já tem um forte apelo popular. Mas, diferente da maioria dos pregadores de hoje que querem agradar seu público, ele investe contra as multidões que se achegam para ser batizados por ele. João Batista lhes diz que eles se parecem com cobras venenosas: são muito astutos, enganadores. Diz que eles estão procurando no batismo dele, João, uma maneira de enganar a ira de Deus. Esta ira será manifestada completamente no futuro, num dia em que Deus vai julgar os vivos e os mortos. Este é o Dia do Juízo Final. Fazer atitudes religiosas (como batizar-se no batismo de João) não nos ajuda a escapar da ira. Outra forma de não escapar encontra-se no v. 8. Aquelas pessoas, que eram do povo de Israel, pensavam que já tinham uma aliança com Deus pelo simples fato de serem descendentes raciais de Abraão. João Batista diz que, se a questão é ser descendente, Deus pode transformar pedras em filhos de Abraão. João Batista nos mostra o perigo de acreditarmos que atitudes externas ou fazer parte de um determinado grupo religioso ou racial são suficientes para estarmos bem com Deus e nos livrar de sua ira. Para pessoas que pensam assim, João Batista diz: quem lhes deu a ideia de fugir da ira desta forma?
Em segundo lugar, ele nos diz qual a consequência se eu não conseguir escapar da ira de Deus. Isto está no v. 9. Ele compara uma pessoa a uma árvore. Deus é o lenhador e o machado é sua ira. O machado está encostado à raiz da árvore. Se a árvore não der frutos bons decorrentes do arrependimento, Deus vai cortá-la e lançá-la no fogo. Na Bíblia, o resultado final da ira de Deus chama-se inferno. O inferno não é o reino do Diabo (aliás, ele e seus demônios serão os maiores sofredores e humilhados lá) mas é o lugar onde se manifesta a justa ira de Deus contra pecadores que não quiseram arrepender-se e receber sua oferta de perdão. Prezado leitor, talvez você ache que o inferno não existe porque Deus é muito bonzinho e não vai deixar ninguém ir para lá. Ouça então as palavras do Senhor Jesus em Mateus 23.33: “Serpentes, raças de víboras! Como vocês escaparão da condenação ao inferno?”. Ou em Marcos 9.43: “E, se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a; melhor é entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga”.
Em terceiro lugar, João Batista nos diz como escapar da ira de Deus, no v. 8: “dêem frutos que demonstrem o arrependimento ”. A única maneira de escaparmos da ira de Deus é abandonando um jeito de viver pecaminoso, voltarmos para Deus, encontrar abrigo em Jesus Cristo que morreu na cruz para que nossos pecados fossem perdoados e viver de uma maneira diferente, dando bons frutos. Leia o que o apóstolo Paulo diz em 1ª Tessalonicenses 1.10: “e esperar dos céus seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir”. Se você quer fugir da ira de Deus, encontre refúgio em Jesus Cristo. Prezado amigo e leitor, Jesus é o único que, com seu sacrifício na cruz, satisfaz a justiça de Deus e dá perdão incondicional para nossas vidas. Mas para usufruir deste grande livramento, você necessita arrepender-se dos seus pecados, entregar, pela fé, sua vida a ele e segui-lo. Você deixará a ira e ficará, acolhido, no amor de Deus.