Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
9





Partilhe esta Página



    

                                                   

                                                   



Total de visitas: 63899
O TIME DE JESUS CRISTO
O TIME DE JESUS CRISTO

O TIME DE JESUS CRISTO

Lucas 6.12-16

Se você fosse um empresário dentro de sua área profissional e tivesse que contratar dez funcionários, como faria? Depois de listar as competências, fazer testes e entrevistas, quem você escolheria para compor sua equipe? Certamente, depois de tudo isto, os dez melhores segundo sua visão. Um dia, Jesus teve que fazer este tipo de escolha. Vamos ver como foi o processo de seleção dele e quem ele escolheu. Será que ele escolheu os melhores candidatos? Vamos ver isto em Lucas 6.12-16.

Jesus tinha de escolher, entre os discípulos, aqueles que o seguiriam bem de perto e testemunhariam seus atos e palavras. Saiu do meio das pessoas, subiu sozinho a um monte e ali passou a noite toda em oração (v. 12). Jesus era um homem de oração. Ele tinha prazer em conversar com o Pai. Conversou a noite toda por uma decisão a ser tomada. Suplicou sua orientação. Quem de nós faz isto hoje? Passar a noite inteira orando por uma decisão difícil?

Quando o dia raiou, chamou os discípulos que o seguiam para perto dele no monte. Nesta época, muita gente o seguia. Lá deveria estar um bom grupo de seguidores. Ele escolheu doze deles para si e lhes deu o nome de apóstolos (v.13). Neste versículo, há quatro lindas informações: 1) o modo de escolha: Jesus orou mas a decisão de escolher foi dele. Ele não ficou esperando um sinal do céu para tomar sua decisão. Decidiu pela sua cabeça. Quando você tiver uma decisão difícil, ore bastante, peça para Deus lhe iluminar, mas tome a decisão pela sua inteligência, sem ficar pedindo “um sinal” da parte de Deus. Pedir sinal é infantilidade espiritual. Deus quer que sejamos maduros, como Jesus! 2) Escolheu quem ele quis: ele é o Senhor da obra. Jesus é quem dirige seu Reino. Ele fará o que quiser sempre. Certa vez, Tiago e João pediram lugares de preeminência para eles e Jesus não os atendeu. Você pode pedir o que quiser, mas se Jesus achar que seu pedido não é bom, ele não concederá. Ele é o Senhor! 3) o número 12: Jesus poderia ter escolhido 2, 7, 10 ou 100 mas escolheu 12. Por quê? Este era um número simbólico. Israel, o povo da aliança no Antigo Testamento era composto por doze tribos. Jesus estava formando uma nova aliança e um novo Israel, cuja base não seria a raça mas a fé e por isso escolheu doze apóstolos. 4) o título “apóstolo”: a palavra significa “enviado com uma missão”. Apóstolo é um representante da pessoa que o enviou e fala em nome dela. Hoje, a palavra mais próxima seria “procurador” que é a pessoa que fala e age em nome de outra. Os apóstolos de Jesus tiveram a missão de ser suas testemunhas. Foram eles que legaram ao mundo os atos e as palavras de Jesus. O cristianismo dependeu destes homens. Jesus sabia da importância deles para sua obra.

Quem eram os doze? A lista completa está nos v. 14-16. Chamo a atenção para alguns deles. O primeiro e líder do grupo é Simão, um pescador a quem Jesus deu o nome Pedro que significa: “pedra, rocha”. Jesus teve a visão do que ele seria. André levou pessoas a Cristo. Tiago e João, irmãos, eram raivosos e gostavam de serem os primeiros. Judas Iscariotes, o último da lista, viria a trair a Jesus. Era fiel discípulo no início e tornou-se traidor no fim. Jesus o escolheu e o quis. Deu a ele tudo o que deu aos outros. Amou-o e respeitou sua má escolha. Até com os que se perdem e o abandonam, Jesus é bondoso. O que podemos entender deste grupo apostólico? Todos eram despreparados para a função, até mesmo Simão Pedro que negou a Jesus vergonhosamente. A grande maioria deles era composta de homens rudes e sem estudo.

Se você ler os evangelhos, vai observar que a grande maioria deles é citada vez ou outra. Ou seja, foram e continuaram sendo pessoas sem expressão alguma no mundo em que viviam, sempre anônimos. O interessante é que esta gente despreparada, fraca e anônima fez a maior revolução que este mundo já viu. O testemunho simples deles está transformando para melhor a vida de milhões de pessoas até hoje. Qual o segredo deles? Jesus! Foi Jesus quem brilhou na vida deles. Paulo, um apóstolo tardio, diz acerca destes homens (e de nós) o seguinte: “temos este tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós” (2ª Coríntios 4.7) e “... portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte” (2ª Coríntios 12.9-10).

Leitor: sabe por que Jesus escolheu você para ser parte do seu Reino e ser testemunha dele? Porque você é fraco, despreparado e sem nenhuma condição para realizar tal missão. Sirva a seu Senhor com coração sincero e crente e você verá que, da sua fraqueza, Jesus vai mudar a vida de muitas pessoas com grande poder. Parabéns, você está escalado para testemunhar na seleção de Jesus!